Comer e ser feliz

Alguns alimentos, acompanhados de exercício físico podem promover a sensação de bem estar devido aos componentes nutricionais, podendo ser chamados  de alimentos da felicidade, sobretudo se você os consumir com uma boa frequência e combinando uns com os outros ainda podem auxiliar em tratamentos contra depressão ou momentos de tristeza.

 Aqui algumas dicas que você pode inserir na sua  alimentação diária e tornar um hábito, sem neuroses pois sua disponibilidade é grande e podem ser facilmente incluídos em refeições tanto de quem come em casa como na rua.

Aminoácidos: triptofano

O triptofano é um aminoácido aromático essencial na produção da serotonina, que regula o humor, presente chocolate amargo, grão-de-bico, banana, morango, abacate, mamão, manga, laranja, uvas, pêssegos, amêndoas, pistaches, avelãs, castanhas, nozes, salmão,  gergelim, linhaça e outros.

Capsaicina

Principal componente ativo da pimenta ,sua ingestão  (do tipo de cheiro, malagueta ou outra), aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas porque ele estimula a produção de endorfinas, que são comumente conhecidos como “hormônios felizes“.

Gengibre pode utilizar-se a raiz fresca que pode ser adicionada aos alimentos ou chás.

Cúrcuma

A cúrcuma é também conhecida por gengibre dourado, açafrão da terra ou açafrão da Índia, estudos científicos concluíram que a cúrcuma é um antidepressivo natural, deve ser utilizado em pessoas com depressão, depressão sazonal ou distúrbios de humor.

Ômega 3

Estudos  têm mostrado que os ácidos graxos ômega 3 além de proteger o coração contra as doenças cardiovasculares também fortalecem o sistema imunológico e ainda auxiliam no tratamento contra depressão. Salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe, de canola e sementes de linhaça.

Bom apetite !

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