Piracaia #lugarzinhos

Piracaia, localizada na Serra da Mantiqueira, originalmente era um bairro de Nazaré Paulista.

Possui muitas cachoeiras e montanhas com visual incrível, ótimas opções para trilheiros e amantes da natureza. IMG_2694

O ponto turístico mais famoso é a Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, cujo teto possui a pintura de todos os papas. É a segunda igreja do mundo a possuir tal acervo, sendo a primeira, a Basílica de São Paulo, em Roma, na Itália.

Outro ponto turístico famoso é o Santo Cruzeiro, que é o maior do mundo, porém o acesso pela escadaria pede um pouquinho de fôlego.

Um outro grande  atrativo é a represa. A criação do sistema Cantareira de abastecimento foi uma medida vital para garantir o fornecimento de água da Grande São Paulo surgindo assim a represa de Piracaia

A cidade cedeu seu território para o lago de três grandes represas: dos Rios Cachoeira, Atibainha e Jaguari. A obra começou em 1.966 e o sistema atingiu plena capacidade em 1.974 atingindo o patamar de 11.000 litros/segundo e garantindo água de excelente qualidade para mais de 10 milhões de habitantes.

Acreditem, eu me lembro desta obra, pois quando garotinha viajávamos para o Rio de Janeiro, pela Rod Dom Pedro, ainda uma simples via de mão única e em Nazaré Paulista, onde hoje são as pontes, o acesso era por baixo, por terra. Uma vez me lembro de ter chorado, pois minha mãe havia dito que as casas ficariam sob as águas. Coisa de criança, não é verdade?

Bom, voltemos aos dias de hoje em Piracaia.

A represa oferece, além do belíssimo visual, condições ideais para  prática de esportes e atividades aquáticas, tais como: rafting, cannyoning, eski, wakeboard, vela, natação, passeios de barco e pesca.

Também é cercada de condomínios de alto padrãoe clubes que oferecem imóveis e chalés para locação e também disponibilizam serviços de barcos e instrutores para os esportes.

Mas se você preferir pode ficar em pousadas encantadoras como a Toca das Maritacas, beira da represa, com chalezinhos que oferecem a paz e a tranquilidade que precisamos de vez em quando, sem deixar de lado o conforto.

E o melhor de tudo isto, Piracaia esta a apenas 85 km distante de Campinas, pouco mais de uma hora de carro e você tem a opção de ir cedo passear e voltar no mesmo dia.

Toca das Maritacas, Rodovia Padre Aldo Bolini, Km 76,5 – Bragança Paulista

 (11) 4011-0247

@tocadasmaritacas

pousada@tocadasmaritacas.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s