Alimentos Funcionais

Através da nossa página no facebook e apresentando nossa nova parceria com o Hortifruti Fartura, e a nutricionista Nadia Farhat, sócia e responsável pelo cardápio e cozinha Cook Fit, iremos sortear uma cesta  de alimentos funcionais que além de trazerem benefícios a sua saúde contribuem para melhorar a forma física.  47b799_8d05d952921549908b49077592d6a628-mv2

A nutricionista fala um pouco sobre os produtos que da bela cesta oferecida pelo HortiFruti Fartura e como podem contribuir para sua saúde e bem-estar!

Açúcar de Coco

O açúcar de coco é obtido a partir do líquido das flores da palma de coco. A principal vantagem do açúcar de coco em relação à versão branca é o seu baixo Índice Glicêmico.
Para se ter uma ideia: O IG do açúcar branco é de 68, enquanto que o do açúcar de coco é de 35. Esse controle glicêmico é fundamental para quem busca controlar o peso, reduzir medida abdominal e controlar diabetes.

Arroz Vermelho

O arroz vermelho é rico em monocolina, substância que pode auxiliar na redução do nível de LDL (colesterol ruim) no sangue, aquele que pode causar infartos e derrames cerebrais. Além disso, o extrato desse tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco.

Farinha de Linhaça

A linhaça possui lignanas na sua composição, estas são fitoestrógenos presentes nas paredes celulares dos vegetais que apresentam propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas. Por serem semelhantes ao estrogênio, as lignanas podem ter efeito benéfico na menopausa e diminuir o risco de câncer de mama. Para se obter mais benefícios nutricionais, é recomendável ingerir a linhaça moída, do que a semente inteira, que é difícil de ser digerida

Flor de Hibisco Desidratada

O chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal (principalmente abdominal), facilita a digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquido. Ele possui uma alta concentração de antocianinas, um pigmento da família dos flavonóides que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajuda no combate a inflamação das células e assim permite que exerçam totalmente suas funções. Resultado: o organismo deixa de acumular toxinas, substâncias que podem dificultar o processo de emagrecimento.

Gengibre em Pó

O gengibre é fonte de vitamina B6, magnésio, cobre, potássio e outros minerais. O gingerol, que é o composto que dá aquele saborzinho picante ao gengibre, é também antisséptico, antiinflamatório e antioxidante. Além de tudo isso o gengibre é um alimento termogênico, ou seja, ele aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordurinhas desnecessárias. Ele também ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, circulatório e respiratório.

Macarrão integral sem Glúten

Glúten é uma substância insolúvel em água, encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e seus subprodutos. Diversas pesquisas sugerem que a ingestão de glúten por pessoas hipersensíveis afeta a função normal do cérebro e pode causar sintomas imunológicos e intestinais. Os sintomas mais comuns relacionados ao glúten são constipação intestinal, rinite, asma, artrite, prurido, dermatite e acne, além de alterações de humor, ansiedade, depressão e síndrome do pânico. De acordo com o CRN (Conselho de Nutrição) ele deve ser retirado da dieta só quando houver intolerância. Quando retiramos glúten ou lactose sem necessidade, podemos gerar uma intolerância futura.

Manteiga GHEE

Também conhecida como manteiga clarificada, é muito utilizada em diversas culturas, inclusive na Ayurveda. Segundo a Ayurveda é um alimento rejuvenescedor e regenerador. Um tonificante que aumenta a força e expectativa de vida. Muito utilizado para inflamações e úlceras. A manteiga GHEE quando preparada de forma correta é totalmente isenta de lactose, a água é evaporada e as toxinas da gordura do leite são removidas. Ela não produz fumaça em temperaturas altas, é rica em vitamina A e E, que são antioxidantes, estimula a absorção de vitamina K e de magnésio. Contém ácidos graxos de cadeia curta, os quais são as principais fontes de energia para os colonócitos (células específicas do nosso intestino). Têm ações anti-cancerígenas, anti-diabética, antimicrobiana, além de dar muita saciedade.

Mix de Castanhas e Frutas Secas

As castanhas fazem parte do grupo das oleaginosas. Oleaginosas são: amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, avelã, nozes e macadãmia, por exemplo. Elas são riquíssimas em gordura de boa qualidade e são ótimas fontes proteicas. Já as frutas secas possuem algumas vantagens interessantes: elas se tornam mais duráveis e práticas, facilitando o consumo como petiscos saudáveis. Elas auxiliam inclusive na prevenção de doenças: damasco seco é rico em potássio e fibras, indicado para controle de hipertensão e melhora do trânsito intestinal. Ameixa seca auxilia o funcionamento intestinal e melhora a saciedade. Uva-passa, figo seco e tâmara são recomendados às mulheres que se preocupam com o risco da osteoporose após a menopausa. Uva-passa também contém boro, que melhora a saúde óssea, além de fibras e oligossacarídeos de ação prebiótica, o que contribui para a prevenção do câncer de cólon. Figo e tâmara são ricos em cálcio, sendo que o figo ainda tem potássio e fósforo, ambos importantes para a formação de ossos e dentes. Sendo assim a combinação de oleaginosas + frutas secas resulta em um lanche perfeito para os intervalos da manhã ou tarde.

Quinoa em Grãos

A quinoa (ou quinoa) possui alto valor nutritivo, sendo rica em aminoácidos e carboidratos, além de conter fibras, ômega 3, sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre e manganês) e vitaminas (B1, B2, B3, E). A quinoa é rica em ômega 3 e 6, essas gorduras do bem ajudam na redução do colesterol ruim, o LDL. Cada grão tem 20 aminoácidos diferentes e entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a melhorar a capacidade da memória. Já as proteínas, também contidas no cereal, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de músculos, tecidos e células. Além disso, a quinoa contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que ajudam a amenizar os sintomas da TPM e menopausa.

Sal do Himalaia Grosso

O sal do Himalaia é encontrado aos “pés” do Himalaia, região que a milhões de anos foi banhada pelo mar. Possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Por conta disso, os cristais ganham tom rosado e sabor suave. Todo sal “grosso” é mais saudável pois não passam por processo de refinamento, tendo assim menos aditivos químicos.

Colaboração: fb.com//hortfartura
Fonte de consulta: fb.com/cookfit.vocesaudável

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