Boas maneiras no trabalho

Periodicamente recebo da querida Vanise Perez, diretora do MÉTODO DeROSE CAMBUÍ conteúdos interessantes, não sobre a pratica da Ioga propriamente dita, mas sempre algo que pode ser melhorado no comportamento, nas atitudes, na vivência e na convivência.

Esta semana foram dicas muito interessantes de boas maneiras, mas não aquelas que nossas mães nos ensinaram ou as que absorvemos ao longo do tempo de acordo com os Sound-Lazer-Focusing-Speaker-Price-690x468grupos sociais que convivemos, mas das que devemos praticar no ambiente de trabalho.

Chegamos ao mercado com formação acadêmica, mas não preparados para a convivência em um ambiente diverso da nossa família ou círculo de amizades e quantas vezes nos encontramos em situações difíceis em razão disto.

Empresas hoje valorizam a contratação de profissionais hábeis em se relacionar, além de sua competência técnica.

Ao verificar os itens listados por por Nelson Botter Junior, escritor e especialista em marketing de serviços pela FGV e international business pela ILSC – Canadá, eu observei que tenho este comportamento no ambiente de trabalho e isto me trouxe satisfação.

Boas maneiras, no meu entender, acabam tornando-se o seu “selo de qualidade”, aquilo que irá diferenciá-lo e como verá logo, não se trata de etiqueta social.

•   Cultive amizades. Mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisar delas. Mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu “Networking” (Rede de Relacionamentos) ficar cada vez maior.
•   Ouça com atenção: um bom ouvinte tem habilidades para manter fortes relacionamentos profissionais.
•   Cumprimente a todos, mesmo aquelas pessoas que você não conhece direito.
•    Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular!
•     Não seja teimoso. Saiba mudar sua opinião se outra pessoa lhe mostrar argumentos concretos e críveis.
•     Não entre em choque direto com os outros. Tenha paciência e saiba conduzir uma conversa de forma tranquila e amigável, mostrando seus argumentos com exemplos práticos. Assim, você conseguirá convencer de maneira simpática e eficiente.
•     Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com uma atitude positiva. Torne sua presença agradável.
•     Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o “isso não é comigo” e procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz respeito.
•     Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.

Se você gostou experimente levar essas dicas para sua vida profissional, possivelmente você contagiará pelo exemplo os seus colegas de trabalho, parceiros e fornecedores.

Fonte: Vanise Perez
Diretora do Método DeRose Cambuí

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