Etiqueta no WhatsApp

Recentemente fiz uma publicação sobre boas maneiras no trabalho e uma pessoa me perguntou sobre o uso do WhatsApp neste ambiente.

Na verdade para tudo na vida existem regras, até mesmo se você  deseja não seguir nenhuma regra certamente haverá ao menos uma diretriz.

Em tempos de internet os meios de comunicação se multiplicaram e  muitas  pessoas ainda não se adequaram quanto ao uso, digamos,  correto  destes meios, não só no ambiente corporativo, mas socialmente e familiar.

O aplicativo WhatsApp  veio como facilitador de comunicação . Eficaz e sem custo, rapidamente foi aderido por praticamente 100% dos usuários do aparelho celular.

Poderoso meio de comercialização, unificador de grupos, o aplicativo, como tudo que é introduzido em nossos hábitos repentinamente, ainda não possui suas próprias regras de etiqueta.

O mais indicado é, então , usar o bom senso, lembrando que o interlocutor terá que ouvir ou visualizar as mensagens recebidas em ambientes diversos e em qualquer horário, se assim puder.

Então vamos a algumas sugestões:

1) Não escreva em CAIXA ALTA! É feio e a impressão para quem lê é que estamos gritando.

2) Cuidado com o conteúdo das postagens: Publique somente o que você falaria pessoalmente para aquelas pessoas.

Videos e fotos podem causar constrangimento, principalmente em se tratando de grupos, pois o nível de relacionamento com cada um não é o mesmo.

3)  Frequência das mensagens: Não exagere. Não se empolgue muito. Escreva e responda conforme a média do interlocutor. Algumas pessoas apreciam a troca de mensagens a todo momento . Outras preferem se restringir a assuntos necessários, tente respeitar.

4) Horários: Não poste nada de manhã cedinho ou de madrugada, use o horário  entre 08:00h e 22:00h , no máximo . Pense que as pessoas podem estar dormindo com o celular ligado apenas para casos emergenciais e um som ou vibração em hora imprópria pode ser bem desagradável.

5) Não compartilhe correntes ou rezas. Nada mais chato que essas correntes! Você conhece alguém que ficou rico, encontrou amor ou morreu em três dias com essas mensagens?

6)  Cuidados com sua foto de capa: Cada vez mais usado, oWhatsApp pode se tornar uma armadilha se você não selecionar bem sua foto.

7) Mantenha a calma: Não fique chateado quando alguém visualizar sua mensagem e não te responder imediatamente. Dependendo da situação a pessoa consegue visualizar mas encontra-se impossibilitada de responder.

9) Áudios: nem preciso dizer que áudios são bem perigosos. Não escute no viva voz a não ser que esteja em local apropriado ,  suas mensagens  podem não ser de interesse da plateia , ou ao contrário , você não vai desejar que outros ouçam.

10) Quando for gravar um áudio lembre-se, ele substitui a digitação e não uma chamada telefônica. Seja breve e objetivo, sem floreios.

Áudios muito longos são inconvenientes, as pessoas precisam parar o que estão fazendo para dar atenção e ouvi-los e as vezes isto não é possível, então você corre o risco de não ter sua mensagem ouvido.

Fora isto lembre-se, o WhatsApp  é um facilitador da comunicação e não um substituto dela!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s