Itaipava #lugarzinhos

Itaipava é um lugarzinho da serra fluminense, distrito de Petrópolis RJ. Refúgio da alta sociedade e de celebridades cariocas, referida por alguns como a “Búzios serrana” por seu charme e qualidade é responsável por atrair cada vez mais pessoas para região, especialmente no inverno.

 É um destino badalado e ao mesmo tempo charmoso e romântico, para quem busca sair da cidade, estar em contato com a natureza e também aprecia bons restaurantes num clima mais ameno. 47b799_598469cbab1d40eaaa31756a7f390314-mv2

Abrigo de   condomínios de alto padrão, clubes, e restaurantes com a mais refinada gastronomia da região serrana, shoppings com grifes sofisticadas, paisagem exuberante e ainda um castelo medieval, é o epicentro da região e o burburinho vai do dia a noite.

Tranquilidade, conforto, aconchego e boa mesa não são tudo, o turismo ecológico também é forte na região com muitas opções de trilhas, rafting e cavalgadas ecológicas que podem ser feitas em grupos e com monitoramento.

Recoberta por extensas áreas de Mata Atlântica e formadora de inúmeros riachos, a Serra dos Órgãos é a cadeia montanhosa na qual Petrópolis está encravada e é onde se encontra Araras, um vale profundo, de cerca de 53 km2, entre paredes de montanhas que atingem os 1.900 metros, ao longo do qual se estende um riacho, a cinco minutos de Itaipava e com várias opções de atividades.

O tédio não faz parte deste lugarzinho tranquilo, aqui você encontrará de tudo, desde artesanato local a lojas de antiguidades riquíssimas, como na Marquesa de Itaipava, onde fui recebida pelo Waldir Kohn, que orgulhosamente me mostrou peças que farão parte da próxima novela de época do seu canal favorito.

No  Armarinho Itaipava, aquele tipo de lojinha da cidadezinhas pequenas, do interior, onde encontramos desde baldes, panelas e todo tipo de utilidades domésticas do tempo de nossas avós até os dias de hoje. Saí de lá com uma máquina de moer carne. Acredite, eu vinha procurando há anos para fazer kibe em casa pois faz toda a diferença no sabor!

O Castelo Barão de Itaipava foi contruído na década de 1920 , por ordem do Barão J. Smith de Vasconcellos. Possui um refinado bistrô e hotel. Frequentemente é aberto a  festas para o público e também a eventos que recebem inúmeras celebridades. 47b799_601413f17b17400db1f5f9d6fa920ed5-mv2

No terreno em volta do castelo, há um parque que conta com uma piscina feita em um único bloco de pedra artesanal portuguesa e uma reprodução de O Rapto das Sabinas, estátua cujo exemplar original se encontra na cidade italiana de Florença. No interior, o hall conta com escadarias e teto de jacarandá trabalhado, piso com incrustações de mármore e vitrais com o brasão de armas da família do barão.

De  Itaipava  desloca-se fácil e rapidamente até Petrópolis ou Teresópolis (aquela da Granja Comari), mas estas ficarão para outros posts.

Na gastronomia não deixe de visitar o Il Peruggino, Criado em setembro de 2004 pelo Chef Sormany Justen, o restaurante II Perugino acaba de ganhar, pelo quinto ano consecutivo, uma estrela do Guia 4 Rodas.

No Alif  o show de dança do ventre é promovido toda última sexta-feira do més, e já entrou para a agenda da noite petropolitana.

A propósito, da Panetteria Itaipava eu comi um dos melhores pãezinhos franceses até hoje!

A noite  vá ao Restaurante Bordeaux Vinhos, um dos points mais badalados de Itaipava, vive lotado. Cada mesa do restaurante tem um balde de gelo ao lado, então você vai na loja escolhe o seu vinho, tem cerveja também para os que não curtem, mas recomendo um bom vinho.

A cervejaria que leva o nome da cidade também pode ser visitada em horários agendados.

E por fim, mas não menos importante, não deixe de visitar a Casa do Alemão e provar o croquete de carne, que é uma instituição!

A cidade é muito bem cuidada, há sempre atenção especial com o trato a natureza, aproveite para muitas fotos pois a paisagem e as vistas são estonteantes e coloque a serra fluminense em seu próximo roteiro de visitas a Cidade Maravilhosa!

Casa do Alemão

Av. Ayrton Senna, 927 – Loja Quitandiha – Petrópolis/RJ.

Restaurante Bordeaux Vinhos

Condomínio Itaipava Shopping – Estr. União e Indústria, 10341 _ Itaipava

Alif

Estrada União e Indústria, 12.694 – Itaipava

Il Peruggino

Estrada União e Indústria, 12.601 – Itaipava

Panetteria Itaipava

Estrada União e Indústria, 11.870 – Itaipava

Haras Analu

Estrada Ministro Salgado Filho – 024 2222 9666

Ecoturismo Rio Abaixo

Armarinho

Estr. União e Indústria, 11985 – Araras, Petrópolis – RJ

Telefone: (24) 2222-4327

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s