Melatonina – benefícios além da cama

Desde outubro de 2016 a melatonina já pode ser comprada no Brasil, mas muitos de nós já fazemos uso dela  há um bom tempo como sendo o milagroso hormônio do sono. O que não sabíamos era que o uso deste hormônio pode ser muito mais benéfico do que imaginávamos.

A melatonina é uma molécula antiga e onipresente na natureza, apresentando múltiplos mecanismos de ação e funções em praticamente todo organismo vivo. Em mamíferos a melatonina funciona como um hormônio e um cronobiótico, desempenhando importante papel na regulação do nosso relógio biológico. A melatonina, conhecida como “o hormônio do sono”, regula os ciclos dormir-acordar, sendo a sua produção estimulada pela escuridão e ausência de luz.

A Escuridão é requisito absoluto para a sua produção e liberação e a luz rapidamente suprime esta síntese. Esta é a razão da concentração de melatonina no sangue e nas células ser 3 a 10 vezes maior à noite. Quando o indivíduo acorda e recebe a luz intensa do sol da manhã a melatonina se transforma em serotonina, hormônio do bom humor. A melatonina também é produzida na retina e no trato gastrointestinal.

Durante o processo de envelhecimento a melatonina sofre um declínio natural, além de poder ser atribuída a fatores como a carência nutricional, associação de substâncias químicas, remédios e estresse. Sob estresse, o indivíduo passa a produzir mais cortisol e adrenalina, opostos da melatonina e que por sua vez também levam à produção de radicais livres.

A melatonina faz mais do que ajudar você a ter um bom sono. O hormônio também é um antioxidante bastante potente. Comparado com outras substâncias da mesma categoria, como as vitaminas E e C, a melatonina é mais eficaz em prevenir danos celulares provocados por radicais livres.

Se você quer que a melatonina ajude-o a ter um bom sono, é necessário ter uma rotina diária. Procure fazer as refeições na mesma hora de cada dia, dormir e acordar no mesmo horário assim como  outras tarefas do seu dia. Isso auxilia seu organismo a produzir melatonina sempre no mesmo horário.

Uma pesquisa brasileira mostrou que a melatonina, hormônio produzido no nosso cérebro que atua na regulação do sono e do relógio biológico, é eficaz na prevenção de enxaqueca em pessoas que têm crises com frequência.

A redução na produção da melatonina, durante o envelhecimento, em turnos de trabalho noturnos e/ou de madrugada ou ainda ambientes iluminados durante a noite, induzem resistência à insulina, intolerância à glicose, distúrbios do sono e desorganização do metabolismo circadiano, caracterizando um estado de cronorruptura que leva à obesidade.  47b799_51496d8e607247068b48c18505a4484f-mv2

Outra pesquisa feita no Hospital Brigham and Women, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que a diminuição da secreção de melatonina, está relacionada a uma chance maior de desenvolver diabetes tipo 2 em adultos. Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez em que a produção do hormônio é associada à doença.

Sabendo mais sobre a melatonina e fazendo uso adequado dela, os benefícios começam a ser colhidos.

Fonte:

Dr. Roberto Franco do Amaral Neto

www.robertofrancodoamaral.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s