Vinícola Guaspari #lugarzinhos

Localizada em Espírito Santo do Pinhal, SP, a aproximadamente 1 hora de Campinas, a Guaspari é uma vinícola muito moderna que surpreende pelo caráter de seus vinhos, com ênfase nas uvas Syrah e Sauvignon Blanc.

Uma família de origem ligada ao campo chegou em 2001 a uma região tradicionalmente cafeeira e identificou condições muito favoráveis à viticultura. As primeiras vinhas foram plantadas em 2006 e hoje já somam 50 hectares.A semelhança da paisagem da fazenda com a da Toscana (que é a região de origem da maioria da população local e da família), o terreno granítico, a oportunidade de adquirir videiras de uma estação experimental e o desenvolvimento de uma nova tecnologia por um pesquisador brasileiro radicado em Bordeaux são fatores que contribuíram para seus surpreendentes resultados.

Altitudes entre 1.000 m e 1.300 m, noites frescas e a ótima insolação durante o dia proporcionam uma amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita, semelhante à das grandes regiões europeias.
O método de colheita utilizado na Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno, também conhecida como colheita invertida, quando o clima na região é o ideal, semelhante ao das grandes zonas vinícolas do mundo. Ou dupla poda,  invés de uma só poda, são feitas uma poda de formação (imediatamente após a colheita) e, depois, uma poda de produção.

É um lugarzinho que vale o passeio, dá para ir e voltar no mesmo dia se estiver em Campinas, como eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s