Maria da Fé – MG #lugarzinhos

Quem diria que os mineiros teriam destaque na produção do azeite. Pois o clima frio e a altitude da Serra da Mantiqueira estão proporcionando, no Sul de Minas Gerais, a extração de um dos melhores azeites do Brasil.

 Mais de 700 mil pés de oliveiras, de diferentes espécies, fizeram dessa região nos últimos seis anos uma das mais procuradas pelos turistas e investidores, e a colocou no mapa como a “toscana brasileira” do azeite.

São azeites de oliva com baixíssima acidez e quanto mais novo, mais expressivas são as características de aroma e sabor, além das propriedades que são benéficas a saúde.

Municípios como Maria da Fé despontam como grandes produtores de azeite de qualidade no sul mineiro. Cidade  considerada a mais fria do estado, foi a pioneira na extração do primeiro azeite extravirgem e foi isto que me levou até este lugarzinho no outono passado.

Entrando na cidade já se pode observar, na praça Getúlio Vargas, as oliveiras plantadas em 1947  no centro daquela cidade e que provocam um encanto e fascínio.

Alí o tempo passa lentamente, como em cidades pequenas- a população é em torno de 15.000 habitantes. Ao sol o tempo é fresco, mas é só se chegar na sombra e já queremos um agasalho. A paisagem é de deslumbre total uma vez que a cidade esta a mais de 1.000m de altude e a maior parte é revelo.

 O turismo ainda é o rural e pode-se optar por passeios a cavalo e comida feita no fogão a lenha.

A cidade também possui um Centro Cultural, onde estão disponíveis informações históricas e turísticas sobre o município e também a Casa do Artesão, um espaço criado para a exposição de trabalhos de artesanato da cidade.

Formações rochosas compõe a paisagem e são utilizadas para calçar as ruas, revestir as casas e modelar de peças de artesanato e decoração.

Possui várias nascentes nos bairros da Grota, Marmeleiro, Tijuco Preto, Campo Redondo, Alecrim, EPAMIG, Pomária e outros. O Ribeirão Cambuí atravessa a sede e também os bairros São João e Coitos. Durante o seu percurso possui algumas cachoeiras, sendo a mais notável a do Véu de Noiva.

Maria da Fé vale o passeio, compre um azeite premiado e uma muda de oliveira como lembrança do local.

Pousada Vale das Águas

R. Nilza Pereira Costa, 185, Maria da Fé – MG, 37517-000 (35) 99202-7264

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s