O céu ainda é azul, você sabe…

Chegando ao Instituto Tomie Othake em São Paulo, onde encontra-se a exposição de Yoko Ono me surpreendi com uma mostra diferente do que eu já pude visitar.

Nela os visitantes são convidados a interagir com as peças através de instruções colocadas a frente delas.

Martelar um prego, colar louças quebradas,  pintar um quadro, ou carimbar que imagina a paz no mundo fazem parte do processo no qual o envolvimento com a arte nos faz sentir também protagonistas da obra e assim entender melhor o que a artista deseja transmitir.

 A exposição reúne trabalhos criados a partir de 1955, quando ela compôs a sua primeira obra-instrução, Lighting Piece (Peça de Acender): “acenda um fósforo e assista até que se apague”. Na exposição, é possível seguir a sua criatividade e produção artística pelos anos 60, 70, 80, até o presente.

 A interação com o proposto nos leva a questionamentos internos imediatos e a impulsos de desejos de participar. Todos querem deixar sua marca anônima na obra.

Cubra o mundo com o carimbo da paz, conserte o universo são frases que a princípio são comuns ao nosso dia a dia, mas dentro de uma mostra de arte trazem um significado de envolvimento impressionante.

 É muito gratificante conhecer o potencial artístico de uma figura que envolveu tanta polêmica no mundo do rock.

A visita ao instituto em si já é um passeio muito agradável de se fazer, o local dispõe de bistrô, boutique, livraria e estacionamento e também de fácil acesso para quem não mora em São Paulo.

Eu convido você a fazer esta visita e abrir os olhos para uma nova perspectiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s