Açafrão na dieta!

Recentemente estive em uma palestra sobre alimentação de alta performance e que comumente as pessoas confundem como uma alimentação para atletas ou para pessoas focadas no fitness.

Os alimentos são “combustíveis” para realizarmos nossas tarefas diárias ,ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida, pois hábitos alimentares adequados proporcionam ao nosso organismo condições para uma vida mais saudável, acrescentando anos com muita saúde, produtividade alta e disposição.

O nosso padrão de alimentação vem mudando ao longo do tempo, pois estamos comendo mais produtos industrializados do que versões in natura e o número de casos de adultos e jovens com doenças crônicas como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares esta aumentando no mundo todo.

São muitos os conselhos e no início parecem difíceis, como escolher lugares tranquilos, mastigar lentamente, não comer em frente a tv, organizar-se, optar por alimentos saudáveis e in natura ou fazer substituições saudáveis.

Mas i ideal é lembrar que nenhum alimento é proibido, todo alimento é permitido se consumido conscientemente, de forma moderada.

Então minha dica é que vá introduzindo aos poucos em sua rotina itens como temperos, que são magicamente medicinais e que, no início, não afetam drasticamente seus hábitos.

Minha dica de hoje é o açafrão-da-terra, gengibre amarelo  ou cúrcuma, que segundo a endócrino Juliana Gabriel “é amor” (Quer dizer pleno em funcionalidade, que só faz bem!) e vocês irão me ver falando dela várias vezes porque, apesar de eu não ser vegetariana ou vegana, estou sempre em busca de orientações e aprendizados sobre melhora da performance pelos alimentos.

Voltando as qualidades deste outro em pó:

É um aliado do cérebro e ajuda na perda de peso.

Este tempero se destaca pela ação antienvelhecimento e antioxidante e segundo uma pesquisa da Universidade da Califórnia é capaz de reduzir o risco da doença de Alzheimer. A cúrcuma também protege contra diversos tipos de câncer e tem ação anti-inflamatória.

Também contém diversos minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. É fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é benéfica para o cérebro.

E como se tudo isto não bastasse deixa seu arroz com um amarelo lindo e realça o vermelho dos seus molhos.

Fonte:

Dra. Juliana Gabriel

@dra.julianagabriel

www.julianagabriel.com.br

 

 

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