Correr depois dos 50, pode?

A corrida é uma excelente atividade física, tanto para o corpo como para a mente.

Uma vez que pode ser praticada ao ar livre, geralmente em parque e ruas,  permite sua interação com a paisagem e o movimento que acontece a sua volta.

Pode ser praticada por qualquer indivíduo, que esteja apto a realizar atividade física.  Não exige alto investimento além de um bom par de tênis e roupas leves.

Para aqueles que já caminham e possuem melhor condicionamento, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

Mas se você é sedentário e deseja iniciar nesta prática lembre-se que alguns cuidados
são necessários, principalmente após os cinquenta.

Peça ao seu médico exames para identificar possíveis doenças ou limitações físicas que
impeçam a prática da corrida. Uma consulta ao nutricionista também é indicado a fim
de detectar possíveis problemas de deficiência alimentar e também melhorar a sua
performance.

O ideal é ter um profissional da área de educação física para determinar seu treino de
acordo com sua capacidade.

De qualquer forma o início deve ser lento. Comece com
caminhadas. Depois de um tempo, passos mais rápidos e em seguida a corrida. Como
seu preparo físico não é bom, corra no máximo durante 1 minuto. Em seguida volta para
caminhada, descanse bem e volte a correr por mais 1 minuto.
Isso pode ser feito 3 vezes por semana durante 20 minutos. Após adquirir o hábito e
quando seu condicionamento físico estiver melhor, pode aumentar para 30 minutos ou
no máximo 45 minutos.

Mas não se esqueça que ao optar pela corrida deverá acrescentar também a musculação para fortalecer os músculos, evitar lesões e tornar a corrida mais fácil.

Lembre-se que não há necessidade de correr todos os dias.
Fique atento a alimentação. Antes de correr o ideal é consumir alimentos ricos em
carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos
lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida,
evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).

Após a corrida, é muito importante que se façam alongamentos, também para evitar
lesões. Além disso, deve-se beber líquidos como água de coco ou água com limão para
hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

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